Sobre a Numerologia

oooBasicamente a Numerologia nos tempos atuais é o estudo das influências dos números no caráter e destino da pessoa. As letras de um nome são substituídas por números e depois são efetuados vários cálculos para se analisar a personalidade do indivíduo e essas operações matemáticas também são aplicadas na data do nascimento. A numerologia estruturada e utilizada para o estudo da personalidade do homem é relativamente moderna, sendo que os primeiros registros na Europa dão-se na Inglaterra por volta do ano de 1200 d.C. Mas os conceitos que ela se baseia para chegar nos atuais métodos de análises são antiguíssimo e podemos encontrar vestígios da numerologia na Bíblia no Livro de Gênesis (capítulo 17 versículo 4) onde Deus mudou o nome de Sarai para Sarah e de Abrão para Abraão a fim de mudar-lhes o destino decretado anteriormente e de poderem ter filhos. Na Grécia antiga Pitágoras foi um filósofo que viveu entre 580-520 a.C. mudou-se para a Itália e lá fundou uma Escola de Mistérios (local onde estudava-se filosofia, matemática e a mística) na cidade italiana Crotona, a qual fez muitas contribuições no campo da matemática.
oooPitágoras e os membros de sua Escola de Mistérios (chamados de pitagóricos) já acreditavam que tudo no Universo está relacionado com a matemática. É Pitágoras e os pitagóricos que lançam pela primeira vez no ocidente que os números possuem humores e personalidades e são desses conceitos que nasceram já nos tempos mais recentes as primeiras análises da nossa atual numerologia comportamental com base nos caracteres latinos. Já na Europa por volta século XIV, eruditos judeus passaram a estruturar seus estudos que tinha por objetivo a interpretação mística da Toráh (cinco primeiros livros do Antigo Testamento), esse conjunto de estudos ganhou o nome de Cabaláh e seus praticantes de cabalístas. Uma das chaves de interpretação da Toráh é a numerologia cabalista que leva o nome de Guimatria (palavra está que provavelmente dá origem ao termo Geometria). A Numerologia Cabalista (judaica) é usada como chave de interpretação da Bíblia em Hebraico e só serviria para tal função. Mais tarde surgem várias vertentes sendo que uma delas é a Cabaláh Hermética, que já procurava usar as chaves cabalísticas para interpretar outros temas místicos que encontravam-se fora da Bíblia (cabe lembra que está forma de “Cabaláh Hermética” é literalmente abominada pela parte esotérica judáica, este repúdio ocorre em defesa da pureza da Mística desta religião e para que tais conhecimentos sagrados não sejam banalizados, adulterados ou vulgarizados de uma forma indiscriminada).
oooMas o Hermetismo (certo ou não) contribuiu para mostrar que pode-se usar a Cabaláh para interpretar praticamente tudo e até nomes que estão em outros idiomas. Surgi então a “Numerologia Cabalística” aplicada no nome pessoa e data de nascimento com intuito de obter uma interpretação mais profunda do indivíduo. Mas infelizmente vemos cada vez mais numerólogos que se dizem cabalistas* e que pregam a crença de que tudo literalmente é cabalístico e que até alguns cálculos da Numerologia Pitagórica passaram a ser chamados de cabalísticos, o que não corresponde com o históricos real da Ciência dos Números. Isso está causa muita confusão na cabeça das pessoas leigas e o que é pior estão enganando aquele que busca a essência de uma análise mais séria e diferenciada de seu nome.

"A MATEMÁTICA É O ALFABETO COM O QUAL DEUS ESCREVEU O UNIVERSO"
Astrônomo Galileu Galilei (1564-1642)

Nenhum comentário:

Postar um comentário